top of page

Farol APX: Tudo o que você precisa saber sobre o mercado de combustível, no Brasil



Venha tomar este café com a gente e fique por dentro dos principais assuntos que estão movimentando o setor de combustiveis no Brasil e no mundo:


- Nova política de preços Petrobras e escassez na oferta;

- Navios de Diesel russo chegam ao Brasil em setembro;

- Petróleo Brent bate $95/barril.


Nova política de preços Petrobras – “Uma Caixa Preta”

Os consumidores de óleo diesel no Brasil, estão vivendo uma nova onda de escassez na oferta e, com isso, os preços dispararam com a demanda pressionando a capacidade de produção interna.


Que o país não é autossuficiente na produção de diesel todo mundo já sabe, e a dependência do produto importado que era de 20%, hoje já chega aos 30% do consumo interno.


Se não bastasse a pressão na oferta nacional, aumentando 10% nos últimos anos, temos a nova política de preços da Petrobras que veio para atrapalhar ainda mais a vida do brasileiro. E isso não se trata de uma opinião pessoal, é mais comum do que imagina o crescente número de especialistas que compartilham suas indignações nas redes. Um exemplo que podemos utilizar, de um profissional referência, Adriano Pires: Para o economista, que quase assumiu a presidência da Petrobras em 2022, a política de preços da companhia “virou uma caixa-preta” – maiores detalhes ele destaca na matéria do Metrópole.


Escassez na oferta de Diesel no Brasil

CNN Brasil - Distribuidoras relatam restrições na oferta de diesel em vários estados. Distribuidoras de combustíveis estão reclamando de restrições na oferta de diesel em diferentes regiões do país. Os relatos foram colhidos pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), em consultas informais desde a semana passada.


O presidente da Abicon, Sérgio Araújo, atribui a falta de diesel à nova política de preços da Petrobras, que manteve os valores do mercado interno congelados por mais de 80 dias, desestimulando as importações. A diferença entre o diesel vendido no Brasil e no exterior chega a ultrapassar R$ 1,29 por litro.


Foto Reprodução


Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no mês de maio, 27,5% do diesel vendido nos postos brasileiros tinha origem importada.


Volume de diesel russo bate recorde em Agosto

Gazeta do Povo - Em meio a disparada da cotação do petróleo no mercado internacional, a pressão sobre o preço do diesel no Brasil só não é maior em razão do aumento das importações de combustível russo, impulsionadas por descontos oferecidos pelos produtores do país de Vladimir Putin diante do banimento de compras por países da União Europeia. De irrelevante até o fim do ano passado, o derivado russo chegou ao nível recorde de 74,5% de todo o diesel importado pelo mercado brasileiro no mês de agosto. Mas, como o diesel produzido na Rússia também vem acompanhando a alta das cotações internacionais, há pressão sobre os preços no Brasil de qualquer forma.


Petróleo Brent acima dos $90/barril

Investing.com - Petróleo Brent – Rali implacável do petróleo não mostra sinais de exaustão.

Este rali tem sido implacável e ainda não há sinais de exaustão. Um rali de 15% no espaço de cerca de três semanas para negociar em níveis não vistos desde novembro passado e não muito longe de números triplos, foi um movimento impressionante e pode haver mais por vir.


A Arábia Saudita e a Rússia têm sido muito eficazes, ainda mais um mercado apertado, para criar uma situação em que os preços do petróleo estão sendo negociados bem acima da zona em que estão presos durante grande parte do ano. Você imaginaria que haveria um limite para suas ambições, sem mencionar seu desejo de continuar os cortes voluntários adicionais, mas isso pode muito bem depender do lado da demanda nos próximos meses.


Eles estão comprometidos até o final do ano, mas se a demanda abrandar à medida que esses cortes adicionais expirarem, o preço poderá esfriar um pouco. O grupo foi duramente criticado no último ano pelo que foram rotulados como cortes injustificados, mas durante a maior parte desse tempo, o preço não subiu tanto quanto se pensava. Isso é um sinal de que os cortes vão longe demais ou a demanda enfraquecerá a ponto de os preços recuarem novamente?


Investing – 20/09/2023 – 00:43hs.


Como se pode notar, o comprador segue desafiado a bater suas metas de 2023 com diversos fatores oscilando forte e com diversas incertezas internas que envolvem a estatal que controla os preços e dificulta os agentes importadores a suprir o volume deficiente da oferta interna.


Como fazer o nosso papel de comprador estratégico e manter o foco no orçamento e metas estabelecidas? Em primeiro lugar, é se manter informado e monitorar de perto as movimentações do mercado. Estar em contato frequente com os agentes que comercializam a molécula também poderá te dar uma posição de ataque às oportunidades ímpares que possam surgir. O jeito é monitorar o diesel russo e os impactos que ele trará nos próximos dias ao balanço entre oferta e demanda no Brasil. Pois, após o problema e escassez passar, voltaremos a falar de preços e melhores opções ao consumidor.




Texto escrito por Alex Ponce | 20/09/2023, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

Comments


bottom of page