top of page

Farol APX: Análise do Mercado (31 de outubro a 4 de novembro de 2022)


Semana 44


A APX ENERGY BRAZIL, em parceria com o Café com Comprador, desenvolveu o “Farol APX”. Trata-se de uma ferramenta criada ao profissional de compras estratégicas, que possui a necessidade de estar bem informado e embasado em suas negociações corporativas.


O farol APX, visa munir e atualizar, os profissionais que necessitam de dados práticos e objetivos, que possam ser analisados e compreendidos num curto espaço de tempo, pois sabemos que o tempo está cada vez mais escasso e com base nisso, criamos esta ferramenta para servir de apoio nas tomadas de decisões do dia a dia.


1. RESUMO DO MERCADO

1.1 IBOVESPA

Gráfico 1: Variação do Ibovespa na semana. Fonte: B3. Gráfico APX.


Vale e commodities metálicas sustentam ganhos do Ibovespa.


Rumores de que a China deve reduzir as restrições de combate à covid-19 impulsionam os papéis do setor de commodities metálicas, que anotam alta consistente. Mercado também repercute os resultados e o anúncio de dividendos da Petrobras, divulgados ontem pela estatal. Índices acionários dos Estados Unidos sobem, apesar de dados de trabalho, com investidores já entendidos de que o banco central vai continuar subindo os juros. Fonte: Valor Investe.


1.2 CÂMBIO

Gráfico 2: Variação cambial na semana. Fonte: BC. Gráfico APX.


Dólar cai encerrando o dia na média de 5,0360 conforme divulgado pelo BC.


O início dos trabalhos de transição para o governo eleito e o otimismo na economia chinesa fizeram o mercado financeiro ter mais um dia de alívio. O dólar caiu para o menor valor em mais de dois meses. A bolsa de valores subiu pela terceira vez desde segunda-feira (31) e fechou a semana com alta de mais de 3%. A divisa está no menor nível desde 29 de agosto, quando estava em R$ 5,03. O dólar encerrou a semana com queda de 4,49% e acumula recuo de 9,22% em 2022. Fonte: Agência Brasil


2. ENERGIA

2.1 PETRÓLEO

Gráfico 3: Variação Petróleo Brent na semana. Fonte: Investing. Gráfico APX.


Semanal: Petróleo fecha em forte alta, com dólar desvalorizado e China no radar.


Os contratos futuros de petróleo fecharam em forte alta nesta sexta-feira (04), em uma sessão na qual as cotações são impulsionadas pelo dólar desvalorizado, o que dá força aos preços, uma vez que a commodity é cotada na moeda americana. Além disso, a demanda chinesa segue alvo de atenção, já que as regras do país para lidar com a covid-19 podem ser flexibilizadas. No cenário global, pesam também tensões geopolíticas e dificuldades de aumentar a produção de petróleo. Fonte: e I Investe.

Gráfico 4: Variação Petróleo Brent de 2019 a Outubro de 2022. Fonte: Investing. Gráfico APX.


Anual: A média 2022 ainda segue acima dos $100 com alta de 43% x 2021.

Gráfico 5: Forecast com Foto diária dos contratos futuros de 31.Out a 04.Nov de 2022


Forecast: O Forecast para 2023 considerando a foto dos contatos futuros na semana 44, ficou em $88,85 por barril. Aumento de 2,57% em relação ao forecast da semana anterior que ficou em $86,63. Fonte Forecast: Investing com gráfico APX.


2.2 GÁS NATURAL – EUROPA

Gráfico 6: Variação Gás Natural Europa na semana. Fonte: Investing. Gráfico APX.


A Europa precisa agir agora para evitar uma escassez de gás natural no próximo ano, dada a perda da oferta russa e as expectativas que a demanda chinesa aumentará, disse a Agência Internacional de Energia (AIE) nesta quinta-feira.

Gráfico 7: Variação Gás Natural Europa mensal. Fonte: Investing. Gráfico APX.


"Estamos tocando os sinos de alarme para o governo europeu e para a Comissão Europeia para o próximo ano", disse o chefe da AIE, Fatih Birol, a jornalistas ao apresentar um relatório sobre o equilíbrio oferta-demanda da Europa para 2023/24.

Gráfico 8: Variação Gás Natural Europa 2021 x 2022. Fonte: Investing. Gráfico APX.

O relatório constatou que a Europa poderia enfrentar uma lacuna de até 30 bilhões de metros cúbicos (bcm) de gás natural durante o período de verão de menor demanda que é crucial para o reabastequimento de seus locais de armazenamento de gás em 2023.



Fonte: Notícias (Euronews), Gráficos (Investing com edição APX).


As edições anteriores do Farol APX, estão disponíveis no site - www.apxenergy.com.br além de várias outras informações do mercado de combustíveis.


Acesse também o site do Café - www.cafecomcomprador.com.br e tenha acesso a centenas de conteúdos preparados com muito carinho e atenção ao profissional de compras.




Texto escrito por Alex Ponce | 06/11/2022, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page