É a pandemia, economia, o preconceito, é a idade, mas de uma coisa que você não pode esquecer é de focar a sua recolocação, priorizar isso independente do que está acontecendo no Brasil, é o seu currículo, é a sua sua carreira.
1. "Qualquer vaga eu topo"
Atirar para tudo quanto é lado não é uma boa tática, até porque o que você for escolher estará no seu currículo. Eu já fiquei desempregada e sei do que estou falando, não ter foco impossibilita você ser convidado(a) para entrevistas.
2. Se colocar no papel de vítima
Seja qualquer situação político, econômico e social desfavorável, foco no que você quer. Se precisar, peça ajuda de alguém ou algum profissional para ser mais assertivo (a) na sua recolocação.
3. Ter um currículo multiuso, não!
Modifique seu currículo conforme a vaga.
4. Cuidado com suas redes sociais
Dia 08/04/2021 aconteceu um caso de preconceito, agora no Instagram, com um colaborador da Seara Alimentos. Todos estão observando seu comportamento, muito cuidado com que curte, compartilha e comenta.
5. Networking para quê?
Fazer networking potencializa você achar o emprego que você tanto quer. Assista lives, interaja nos posts e agende cafés virtuais. É um trabalho, mas no final compensa e você vai sair ganhando.
6. Não conhecer a empresa que se candidata
Conheça a empresa que você quer trabalhar, saiba o que ela atua, mas não é só visitar o site, veja outras mídias sociais, por exemplo, reportagens em sites conhecidos.
7. Esquecer de desligar o celular durante a entrevista
Sua atenção deve estar 101% focado na entrevista, no recrutador.
8. Chegar muito cedo na entrevista
Não seja ansioso (a), e chegar muito antes para a entrevista de emprego. O mínimo aceitável de tempo para chegar é de 10 minutos antes da hora marcada.
9. Ser muito sério ou muito engraçadinho
Sinta a entrevista, veja se o recrutador vai estar mais a vontade ou não.
10. Ocultar ou mentir no seu currículo
Seja honesto e transparente sobre tudo que está escrito no seu currículo, a final em uma entrevista envolve conquistar a confiança do recrutador. Ocultar ou mentir pode ser negativo, gerando a sua exclusão do processo seletivo.
11. Não organizar uma rotina para buscar emprego
Organize seu tempo, não adianta ficar o dia inteiro buscando vagas, só vai criar mais ansiedade.
12. Esquecer do LinkedIN
"O LinkedIn não serve para nada..." Já li esta frase, mas não esqueça de uma coisa, as empresas, recrutadores e presidentes estão aqui e você tem fácil acesso a eles. Construa relacionamentos com eles.
SUCESSO!!!
Texto escrito por Andréa Greco (originalmente publicado no Linkedin, em 13/04/2021), é Diretora da Alcance Assessoria, com páginas no Instagram @alcance_assessoria & @andreagreco.oficial e é colunista do Café com Comprador.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments