“O que você pensa de si mesmo é muito mais
importante do que o que os outros pensam de você.”
Sêneca, filósofo (4 a.C-65)
Como se constrói um vencedor? O que diferencia aqueles que chegam muito longe de quem fica pelo caminho nos seus projetos de vida? Impossível vivenciarmos essa intensidade que foram os Jogos Olímpicos e não pararmos para pensar no que nos leva a persistir, a ultrapassar limites – ou a respeitá-los. Quando parar? Quando avançar? Onde buscar forças e energia para seguir quando tudo parecer tão difícil? Matéria da Forbes com a poderosa empreendedora e investidora no Shark Tank Camila Farani me inspirou com estes questionamentos e resolvi fazer este artigo lindo para meus seguidores e conexões.
Eu, Andréa por exemplo, já recebi váaaaaaarios nãos, de candidatos, de empresas... 😞
O importante é saber como lidar com isso!
Vou te dar alguns exemplos. Quantos nãos você acha que ele levou?
Vendedor: "Não quero, não vou levar, não gosto deste modelo!"
Professor: "Não pode fazer isso, aquilo, não!"
Seu chefe: "Não tem aumento, não vai, não pode!"
Competências mais demandadas neste momento tão delicado:
Resiliência: É capacidade de lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos, mesmo após experiências difíceis.
Paciência: É transformar essa impaciência, ansiedade em calma. Medite, saia de casa, vá caminhar que tenho certeza que você vai melhorar.
Relacionamento interpessoal: É o que diz respeito à interação entre pessoas, relacionamento, aumente a sua rede de contatos (Networking).
Confiança: Confiança é fundamental para crescer. Já no Wikipédia, confiança na psicologia pode ser entendida como "um estado psicológico que se caracteriza pela intenção de aceitar a vulnerabilidade, com base em crenças otimistas a respeito das intenções do outro". Confie na sua trajetória e formação profissional.
Como transformar o “NÃO” em algo positivo?
É super normal esta frustração que gera várias reações: raiva, desistência de outros processos, falta de autoconfiança, e até mesmo questionamentos se você é realmente bom. Apesar dos pesares o importante é não perder o ânimo, mas Andréa, como fazer isso?
1. Tenha um curto momento de luto
Quando recebemos ou não um feedback, isso significa que seu perfil não foi "bateu" com a empresa, tem que ter um "match" entre você e a empresa contratante.
2. Não leve para o lado pessoal
Isso acontece em qualquer processo seletivo, não quer dizer que você seja o pior candidato da Terra.
3. Agradeça sempre a oportunidade
Depois do processo seletivo finalizado agradeça sempre a oportunidade de ter participado e demonstre interesse em trabalhar para aquela empresa futuramente.
4. Não desista de outros processos seletivos
Se não deu certo em um processo seletivo não significa que acontecerá em outros que participará, ok? O seu SIM, depende de você! Não desista!
5. Aprenda com os erros
É exercício que todo profissional que já passou por isso deve tentar fazer. Você foi claro nas entrevistas? Você se vendeu? Ficou muito nervoso (a)? Enfim... analise sobre possíveis erros que você pode ter cometido, para que no próximo processo seletivo você melhore.
6. Se prepare melhor
Agora que você já passou por alguns processos seletivos, poderá treinar mais sobre as perguntas mais comuns, como se comportar, como se vender... e me acompanhe, diariamente produzo conteúdo sobre estes assuntos. Convido a se inscrever no meu canal do YouTube para assistir meus vídeos sobre recolocação, LinkedIn e Networking.
Te desejo muito sucesso e nunca desista dos seus sonhos!
Texto escrito por Andréa Greco (originalmente publicado no Linkedin, em 08/09/2021), é Diretora da Alcance Assessoria, com páginas no Instagram @alcance_assessoria & @andreagreco.oficial e é colunista do Café com Comprador.
Comments