top of page

Como atrair atenção do recrutador depois de uma pausa na carreira?



O seu retorno deve ser pensado de maneira estratégica e eficaz. Qualquer que seja a razão dessa pausa, o seu retorno ao mercado deve apresentar desafios em comum.


Mas espere, não fique desesperado (a). Vou te auxiliar com algumas dicas poderosas para ajudar você.


* Entenda o que você quer fazer - Autoconhecimento


Nesse tempo de afastamento, você mudou e o mercado também mudou. Pode ser que seus interesses já não estejam alinhados ao segmento no qual você trabalhou. Antes de ficar buscando vagas, avalie o que você realmente quer fazer.


* Pesquise sobre o mercado de trabalho


Não foque apenas no CLT, amplie para projetos, consultorias e trabalho freelancer ou temporário.


* Super Currículo


Um bom currículo tem que ter no máximo 3 folhas (para profissionais mais Seniores) e além disso precisa se destacar para que chegue até as mãos do recrutador. Invista em um currículo Clean (Alcance Assessoria faz este modelo). Insira seus grandes desafios profissionais (crescimento de vendas, metas, redução de custos, etc.). Se diferencie dos outros profissionais. Go!


* Atualize-se


Muitas coisas mudaram desde a sua pausa. E por isso você deve buscar cursos de aperfeiçoamento, eles são fundamentais para a sua recolocação. Isso pode envolver fazer cursos online e presenciais (principalmente), ir a eventos, palestras gratuitas ou não, é uma rotina obrigatória a partir de agora.


* Mapeie as empresas em que gostaria de trabalhar


Selecione as companhias, estude sobre elas, seus principais influenciadores e busque conectar-se com pessoas que possam te ajudar a chegar ao RH e Gestores da sua área. Corra atrás!


* Retome contatos antigos


É muito importante neste momento que você volte a falar com quem o conhecia (ex chefes, colegas de trabalho de empresas anteriores). Esta retomada pode te ajudar a voltar ao mercado e recuperar a confiança em si mesmo.


* Marketing pessoal


Analise ainda hoje os seus perfis das redes sociais, revise e faça uma varredora naquelas fotos e postagens que não te ajudam a criar uma boa imagem profissional.


* Venda-se com excelência


O que você te diferencia você e dos outros profissionais? Para isso, mostre os seus pontos fortes (seu conhecimento).


* Visibilidade


Deixe bem claro seus objetivos e que está disponível para novos desafios. Lembre-se de que pode levar um tempo para voltar ao mercado, mas nunca desista.


O que se deve ser evitado no processo de recolocação?


Agora que você entendeu o que fazer, também é importante entender qual caminho NÃO fazer para voltar ao mercado de trabalho.


  1. Reformular logo de currículo e fazer entrevistas sem reavaliar a sua visão como está o mercado;

  2. Não investir tempo e esforço para se tornar um especialista em sua área novamente;

  3. Tentar retomar a carreira apenas enviando currículos pelos sites, sem sair de casa e conhecer novas pessoas fazendo um Networking de qualidade;

  4. Sair "panfletando" seu Currículo sem foco;

  5. Pedir em redes sociais pelo amor de Deus um emprego.


Agora que você está Expert, vamos ao objetivo?






Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

Comments


bottom of page