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Catálogo de Compras Padronizado: O Caso de Sucesso do Grupo Boticário



A padronização de compras é um pilar fundamental para o sucesso de redes de

franquias. Ela assegura uniformidade na qualidade dos produtos, otimiza processos e fortalece a identidade da marca. Um exemplo notável dessa prática é o “Projeto Mind The Gap” do Grupo Boticário, que implantou um marketplace baseado em catálogo de compras de itens padronizados para sua rede de franquias.

 

A Importância da Padronização em Redes de Franquias

 

Em uma rede de franquias, a consistência é essencial. Os clientes esperam encontrar a mesma qualidade de atendimento, identidade visual e experiência em qualquer unidade que visitarem. Para atingir esse nível de uniformidade, é crucial que todos os franqueados utilizem os mesmos produtos e sigam os mesmos padrões operacionais. Um catálogo de compras para atendimento de todos os itens padronizados de cada marca facilita o processo de manter todos os pontos de venda com a mesma apresentação para imediato reconhecimento de marca pelos clientes, gerando valor percebido pelo organização e semelhança dos pontos de venda de cada marca.

 

O Projeto Mind The Gap do Grupo Boticário

 

O Grupo Boticário, reconhecido por sua inovação no setor de cosméticos, implementou o “Projeto Mind The Gap” com o objetivo de poder assegurar e monitorar que todos os itens de enxoval de cada marca (mobiliário, material de vitrine, uniformes, embalagens, sacolas e todos demais itens padronizados com a identidade visual de cada loja), fossem entregues nos preços, condições de atendimento, preços e qualidades negociados com os respectivos fornecedores homologados. Essa era uma demanda da rede de mais 3.600 franqueados e das mais de 600 lojas próprias apresentada numa convenção de vendas e assumida como prioridade pelo Grupo Boticário como estratégia de assegurar a qualificação e padronização da maior rede varejo de cosméticos do Brasil.

 

Apresentado pela primeira vez no 17o Fórum de Compras da Live University em 26 de outubro de 2020 pelo diretor executivo de suprimentos Eduardo Rocha Villas, o projeto destacou-se por conseguir em pouco tempo padronizar, digitalizar e controlar e rastrear cada etapa do processo de uma enorme operação de logística de abastecimento e monitoramento de preços negociados, pontualidade e qualidade de itens essenciais para identidade das marcas do Grupo.  O projeto trouxe mecanismos efetivos para padronizar e controlar como a rede de varejo era atendida pelos fornecedores homologados.

 

Utilizando a plataforma da Paradigma, o projeto resultou na criação do portal “sualoja.GB”, baseado num marketplace exclusivo que centraliza a compra de materiais e mobiliário para as lojas do Grupo Boticário em todo o Brasil. O portal passou a operar integrado com um gateway de frete com operadores homologados para atender todos estados da federação e com integração direta de pedidos com os ERPS dos principais fornecedores (P2P). Essa iniciativa não apenas padronizou os itens adquiridos pelos franqueados, mas também simplificou o processo de compras que era realizado de forma diferente com cada fornecedor homologado da marca, garantindo maior eficiência e controle de qualidade. Com a implantação do projeto, a plataforma da Paradigma que suporta uma governança multi-catálogos, permitiu que cada fornecedor pudesse fazer a gestão direta do catálogo com seus itens homologados, seguindo a governança de negociação e aprovação de publicações do Grupo Boticário, que passou a utilizar os recursos de loja virtual B2B da plataforma para montar um marketplace para cada marca e região, composto por itens de diferentes catálogos de dezenas  de fornecedores conectados ao seu portal.

 

Benefícios da Implementação

A adoção de um catálogo de compras padronizado, oferece diversos benefícios, como:

 

Uniformidade de Marca: Assegura que todas as unidades da franquia mantenham o mesmo padrão de qualidade e apresentação, fortalecendo a identidade da marca.

Eficiência Operacional: Simplifica o processo de compras para os franqueados realizarem suas compras num único lugar e da mesma forma e com os mesmos controles de rastreabilidade de entregas e gestão da qualidade, reduzindo o tempo e os recursos necessários para a aquisição de produtos.

Poder de Negociação: A centralização das compras permite negociações mais

favoráveis com fornecedores, resultando em economia de custos, pelo melhor aproveitamento das informações mais precisas de spend analysis e qualidade de atendimento de cada fornecedor.

Controle de Qualidade: Facilita o monitoramento e a garantia de que todos os

produtos atendam aos padrões estabelecidos pela franquia, controlada pela avaliação consolidade de cada ponto de venda, dos registros da central de atendimento aos usuários também centralizada na plataforma e atendida pela equipe de BPO da Paradigma, com todos dados e processos monitorados por ferramenta de BI.

 

Considerações Finais

 

A experiência do Grupo Boticário com o “Projeto Mind The Gap” exemplifica como a inovação na gestão de compras pode fortalecer uma rede de franquias. A implementação de um catálogo de compras padronizado, aliado ao uso de plataformas digitais, promove eficiência, uniformidade e crescimento sustentável para a marca.

 

O case do Grupo Boticário fez tanto sucesso que voltou a ser apresentado em 2023, no 20º. Fórum de Compras da Live University, mostrando a multiplicação dos números que demostraram um crescimento exponencial do projeto Sua Loja GB.,

 

Para uma compreensão mais aprofundada sobre o projeto, confira os vídeos abaixo com as apresentações do case em 2020 e sua evolução e expansão em 2023:









Texto escrito por Ruy Magalhães


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

 
 

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