top of page

As Rápidas Mudanças no Mundo e nas Áreas de Compras!



Atualmente estamos sendo “bombardeados” por vários termos e tendências tecnológicas, são diversos artigos, posts, tais como:


  • IA – Inteligência Artificial

  • Data Driven

  • Internet das Coisas

  • RPA

  • Machine Learning

  • Block Chain

  • Big Data

  • Cloud Computing

  • E-Procurement

  • ERP


Além disso, temos também diversas pautas que falam sobre como a área de Compras é Estratégica, como ela desenvolve um papel muito forte de parcerias junto aos fornecedores, como pode ser o carro chefe de assuntos importantes, como o ESG.


Mas por outro lado, a área de Compras continua sendo cobrada, para gerenciar diversos processos operacionais, para entregar resultados de savings nas negociações, para ser ágil e realizar um processo de compras em 2 dias, senão em 1 dia, e não deixando de ser Compliance, com uma alta entrega de Governança Corporativa.


E um “conflito” entre ser totalmente antigo ou atual, com processos e regras definidas, 3 cotações no mínimo, cadastro fornecedor super rigoroso, e ao mesmo tempo ser moderno, ser evoluído tecnologicamente, e deixar de ser operacional para ser estratégico.


Então, o que fazer? Como mudar, como passar a ser uma área ou um comprador estratégico e alinhado as novas tendências?


Acredito que não existe uma “receita de bolo” a ser seguido, mas existem alguns tópicos e alguns passos que podem ajudar a entender, aceitar e implantar todas estas mudanças.


Na minha opinião, vou citar os 5 principais temas, tópicos que acredito que sejam necessários para podermos nos preparar para as mudanças, novos processos, projetos:


1) Pessoas: Você precisa preparar seu time, sua equipe, ou você mesmo se preparar, através de treinamentos, participação em palestras, benchmarking, cursos, eventos, pois são as pessoas a base de qualquer processo, seja atual, de mudança, no passado, presente e no futuro! As pessoas são a essência, o principal recurso de qualquer empresa. O seu conhecimento é fundamental para se manter em evolução.


2) Apoio/Stakeholders: Qualquer processo de mudança, de novo processo, novo sistema, nova tecnologia, é fundamental e praticamente obrigatório que você tenha apoio, que exista uma retaguarda e um apoio no projeto, no orçamento necessário e as pessoas da organização. Sem apoio, suporte é praticamente impossível realizar qualquer mudança, implantação de um projeto.


3) Tecnologia: Como citamos acima, hoje, é fundamental que tenhamos novas ferramentas, novas tecnologias, que sejamos inovadores, em trazer novas tecnologias, para podermos atender cada vez mais e melhor as demandas, sermos mais rápidos, trazendo mais resultado, e ao mesmo tempo, garantindo toda transparência e visibilidade dentro da empresa, fora dela, estando alinhado as questões de Governança Corporativa. Sem Tecnologia, sem novas ferramentas, não existe mudança, não existe novas tendências, praticamente não existe mudança de processo.


4) Colaboração: É fundamental que exista a mais alta colaboração de todos os envolvidos num projeto de mudança, qualquer que seja o projeto, você precisa da colaboração das pessoas, das outras áreas, dos fornecedores envolvidos, dos clientes internos e talvez externos, é necessário um alinhamento geral e constante entre todos os envolvidos e impactados por qualquer novo projeto. Sem colaboração, será um esforço sem resultado, será uma corrida de tiro curto.


5) Propriedade: Para um projeto, um novo sistema, uma nova mudança de processo, é necessário que exista um Dono, alguém precisa assumir a propriedade, essa pessoa precisa ser um verdadeiro PMO, um Líder que possa gerenciar e dirigir todo o projeto, ser um verdadeiro guia e organizador. Sem um “proprietário”, qualquer projeto tende a ser um caos, gerar muita confusão e acabar estagnando.


Com certeza, existe outras características, ações que podem ser adotadas, mas sem estas 5 principais condicionantes, não acredito que qualquer processo de mudança, de um novo projeto possa realmente ter sucesso.


Não se assuste, hoje você lendo este artigo, já vai perceber que está atrasado tecnologicamente, que precisará buscar mais conhecimento, que já existe ou em breve, você precisará apreender algo novo, um sistema, um processo, uma língua, uma tecnologia, uma nova equipe, um novo trabalho, um novo relacionamento, algo diferente do que você está acostumado!


Enfim, o importante é você estar aberto as mudanças, os novos conceitos, buscar conhecimento, se adaptar as novas tendências, se preparar sempre para evoluir e o mais importante de tudo, que você esteja e seja Feliz!


Sobre Carlos Maurício Bauke

Atualmente é CEO da Bauke Consultoria. É um Executivo com MBA em Gestão Empresarial e expertise em Compras e Facilites com Gestão de Ativos em Diversos Serviços como Manutenção, Suprimentos, Logística, Engenharia, Transporte, Expedição, Eficiência Energética, Sustentabilidade e Workplace. Além de Gestão Patrimonial, Gestão & Otimização de Gastos, Orçamentos, Finanças e Controladoria. Experiência em Gestão de Compras nos setores de Construção, Engenharia, Turismo, Serviços, Bancos e Telecom. Carlos Bauke passou por posições de gestão e liderança nas seguintes nas seguintes corporações: Bombril S/A, Pueri Domus, Bankboston, Vivo S/A, Banco Santander, CVC e Lock Engenharia.




Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

Comments


bottom of page