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Anúncios Falsos: Os Prejuízos para os Compradores



Anunciar um imóvel para vender ou alugar, postar um produto ou serviço pode gerar grandes dores de cabeça para compradores. Por isso, elencamos aqui alguns cuidados que são muito importantes para o setor de compras, para consumidores e também para interessados estarem atentos quando a questão trata-se de segurança em anúncios.


1) Verifique se o veículo não possui restrições

Peça informações sobre o estado do veículo, se possui pendências que problematizam seu uso em via urbana, multas, documentos a serem vistos, se há garantias além das previstas como desistência da compra ou garantia do fabricante, se haver passagem por leilão verificar se não o veículo possui todos os requisitos para os órgãos de fiscalização. A obtenção de informações é essencial para você realizar a compra com segurança.


2) Não realize pagamentos antecipadamente

Com meios de pagamentos móveis, digitais e a ferramenta PIX facilitando transações comerciais veem a questão de entrada, uma margem de segurança da compra, uma taxa de vistoria, etc. Não caia em anúncios falsos, faça valer seu direito em não transferir nenhum dinheiro para obter informações básicas. Cuidado com o seus recursos é saber se posicionar quando um golpista o apertar, registre o fato com Boletim de Ocorrência e entre em contato com sua instituição financeira, mas em hipótese nenhuma transfira recursos sem realmente saber que está realizando uma transação dentro de uma negociação do que está previsto.


3) Cuidado com os riscos quanto ao boleto e ao PIX

Novamente, porque isso é muito importante: cheque se o boleto possui o nome do destinatário correto, se a chave PIX fornecida está correta e o recurso cairá para o nome já identificado da empresa ou pessoa. Há diversos riscos quanto à negociação, os principais são os riscos informacionais, operacionais e transacionais. Então, tenha a informação clara e correta, veja se a plataforma acessada é condizente com o anunciado e se a transação é segura.


4) Roubo de dados

A segurança da informação é um prato cheio para você ativar sua responsabilidade e seu direito. Verifique se o site da compra possui o “cadeado”, se é seguro, faça essa experiência de compra ser a aposta para o seu negócio, o bem estar, ou a compra para a pessoa que irá destinar. Cuidado com os dados sensíveis, códigos, senhas, números que são importantes para você. Não confirme nada por telefone sem saber do que se trata e estar de acordo com seus interesses, verifique assiduamente o extrato do seu benefício previdenciário a composição de empréstimos ativos no terminal bancário ou com sua instituição pagadora. Cuidado com empréstimos não solicitados e solicitações de resgates, pagamentos, transações.


5) Golpes no Brasil em 2022

Entre janeiro e julho de 2022, a pesquisa da tabela FIPE mostrou que foram cerca de 5 mil golpes por mês no Brasil, com prejuízo estimado em R$611 milhões, sendo dois terços do total concentrando-se em furtos de dados pessoais e bancários, principalmente com a aplicação da estratégia de falsos anúncios e intermediários. A pesquisa também indicou que 41% dos respondentes colocam o preço como principal fator de escolha. Para atrair interessados os anúncios, mostram preços entre 70% e 80% da tabela FIPE. Quem cai nessa armadilha fica sem o carro e sem o dinheiro adiantado para garantir o negócio. Perfis das vítimas: homens (86%), até 31 anos (55%) e residentes na região sudeste. Modelos mais visados: VolksWagen Gol, Toyota Corolla e Chevrolet Celta.


6) Negociação

Evite negociar em chats duvidosos, tenha controle ou domínio da solicitação das informações, desconfie de promoções atrativas demais, verifique o preço médio de mercado e da região que o produto ou serviço se encontra, prefira canais oficiais para sua segurança.


7) Não confie somente nas fotos

Não aposte que o item desejado ou de interesse esteja apenas em uma foto, solicite um vídeo curto, informações que podem ser verificadas, configurações que passem segurança para você (comprador) e ao mesmo tempo para o outro (vendedor), fazendo com que as fotos sejam acessórias e seus interesses estão de acordo com a proposta.


8) Competitividade

O ser humano é muito engenhoso, então cuidado com a criatividade dos apelos comerciais que induzam o consumidor ao erro, esteja acompanhado com mais pessoas de sua confiança para verificarem juntos se o negócio possui sentido, não negocie sozinho (ao menos que o anúncio passe confiança suficiente a você), sempre cheque informações com mais de três fontes, e ser competitivo é diferente de ser verificado, sempre verifique se a compra tratada atende ao seu gosto.


9) Contratos

Cuidado com as letras miúdas que estão nos contratos, verifique com lupa, com o computador super avançado que permita ver a bactéria das letras, mas não assine sem ler nenhum contrato e, se possível, peça para um especialista em contratos ou advogado, contador ou semelhante verificar se não há observações que o faça ter desvantagem na compra. Preze pelo seu nome.


10) Deixe o curtir e comente

Sabe aqueles vídeos do YouTube que pedem para você curtir e comentar no vídeo, inscrever-se no canal? Pois é, ative seu lado detetive e pesquise sobre o bem, o produto no site da empresa anunciante, deixe seu curtir no anúncio ou onde possa ser interessante e ainda comente a experiência, como foi feita a compra, relate no Reclame Aqui, deixe seu comentário, pois será muito útil para outras pessoas terem parâmetros na hora de fechar negócios no futuro. Pensar no presente é pensar no passado quando estiver no futuro, então valerá a pena pesquisar a empresa no Reclame Aqui para verificar os prós e contras de seus produtos e serviços com as resoluções que geraram para a empresa.


11) Cuidado com os descontos, cupons e benesses

É muito importante sua compra estar segura. Mais importante ainda quando trata-se de descontos pontuais ou através de margens, cupons de descontos, benesses como brindes, premiações, sorteios, mecanismos de controle, etc. Sua compra faz parte de um modo processual que formará a intenção de compra de outras pessoas, então, esse cuidado também é importante.


12) Fale com outros clientes

Se for possível, fale com outros clientes que compraram o computador, pagaram pelas mesmas taxas, serviços, compras, produtos, experiências, eventos, etc.


Uma vez Sam Walton, fundador da Walmart disse: "O segredo do varejo bem-sucedido é dar aos seus clientes o que eles querem. E realmente, se você pensar sobre isso do ponto de vista do cliente, você quer tudo: uma ampla variedade de mercadorias de boa qualidade; os preços mais baixos possíveis; satisfação garantida com o que você compra; Serviço amigável e experiente; horas convenientes; estacionamento grátis; Uma experiência de compra agradável”.


E outra vez ele disse: "Existe apenas um chefe: o cliente, e ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente até o faxineiro, simplesmente gastando o seu dinheiro em outro lugar".


E, por fim, Philip Kotler escreveu: "A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos".


Faça com que clientes tenham uma excelente experiência, colabore pela satisfação e excelência dos disponibilizações de produtos/serviços, fundamente seu trabalho em esforço contínuo e melhores práticas de gestão, mas essencialmente o olhar para o cliente.




Texto escrito por Thales Kroth | 28/11/2022, é sócio na Eu Acionista e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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