Concluiu a negociação e o contrato está liberado, o que fazer agora?O próximo passo é garantir que todas as partes envolvidas estejam na mesma página quanto à execução e um dos pontos chaves para isso e uma reunião de kick-off com os fornecedores. Considero aqui 6 pontos chaves para esta reunião:
1 Defina o momento:Escolha uma data e horário adequados para a reunião, planeje este momento e considere a disponibilidade de todos os participantes que são importantes pois é o momento ideal é aquele em que todos estão prontos para começar a execução do contrato e todas as dúvidas prévias foram esclarecidas.
2 Quem são os participantes:Identifique e convide as partes-chave envolvidas. Isso pode incluir representantes dos fornecedores, gestor, fiscal do contrato, membros da equipe de execução e qualquer outro stakeholder relevante, ter as pessoas certas garante que as partes interessadas estejam representadas e alinhadas.
3 Apresentação do gestor do contratoA apresentação do gestor do contrato e o fiscal como responsável por garantir que tudo esteja conforme o acordado e alinhado no contrato e memorial descritivo, pois eles serão os principais pontos de contato entre as partes e deixar claro papéis, responsabilidades e como podem ser contatados é fundamental para estabelecer uma comunicação eficaz e transparente.
4 Alinhamento de objetivos:Reveja os principais pontos e termos do contrato e garanta que todos compreendam as metas e objetivos que foram estabelecidos no contrato e memorial descritivo, pois o entendimento mútuo é a base para uma execução bem-sucedida do contrato, evitando desgastes durante a execução do contrato.
5 Indicadores:Deixe claro quais são os indicadores e SLA das atividades e como serão usados para medir a eficácia e eficiência da execução do contrato, estes KPI´s podem incluir prazos de entrega, qualidade do serviço ou produto, satisfação do cliente, entre outros, deixar claro desde o início ajuda a manter a transparência e a alinhar as expectativas.
6 Pontos críticos:Identifique e discuta qualquer área ou aspecto do contrato que possa apresentar desafios ou complicações, pois ao abordar esses pontos desde o início, você estará preparado para lidar com possíveis obstáculos e minimizar os riscos associados.
Este é um momento de integração com todos então utilize de forma estruturada e deixe um canal de comunicação transparente, e com isso realize a gestão do seu contrato de forma efetiva.
Texto escrito por José Herculano Santos
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comentarios