Ensinamento: A estratégia não é a consequência do planejamento, mas o contrário, o seu ponto de partida. - Henry Mintzberg Palavras chaves: Plano, Tática, Técnica, Meio, Método, Sistema, Processo, Critério, Planejamento, Parâmetro. Você já ouviu o termo “Comprador Estratégico”? Confesso que toda vez que vejo ou ouço esse termo eu fico incomodado. É que quando o mercado vende a ideia de um comprador estratégico, eu tenho a sensação de estar dividindo nossa área em dois lados. Um estratégico e um outro tipo abaixo, que não tem valor, que não funciona, que não é importante ou bom.
Mas, e se a gente começar a olhar a questão da estratégia não como um perfil profissional único, mas como um pilar? Como parte de uma construção desse profissional de compras. Não sei para vocês, mas quando eu penso assim, para mim faz bem mais sentido. Vale ressaltar que isso não é uma crítica aos colegas que adotam o "Comprador Estratégico" como um perfil a ser seguido. É uma consideração de quem (eu) tem uma visão diferente. E vamos ser sinceros? Quem trabalha na área de compras precisa ser no mínimo estratégico. Sem isso, não se sustenta. Seja o gerente de uma grande carteira, o pleno que cuida dos contratos de serviço ou o auxiliar e estagiário que nos apoiam na colocação de pedido. Todo mundo precisa e tem sua estratégia. Talvez não é a que você faria ou julga ser a melhor. Mas todo mundo tem sua estratégia de trabalho. Relembrando: Estratégia é um plano de ação executado para atingir um objetivo. E como eu posso melhorar (Já estou assumindo que todos tem) a minha estratégia na área de compras? 1 - Domine seu negócio: Tem uma frase adoro: Eu não vendo um produto que eu não compro. Então, é importante e urgente que você conheça seu negócio. Conheça a ponta de vender para o mercado, entender os gargalos, melhorar as fragilidades e identificar os pontos competitivos. Estude sobre sua empresa, setor, área e colegas. 2 - Se desenvolva: Aqui é sobre adquirir conhecimentos que você sabe que vai ser um diferencial para você. E não sou eu que vou falar. É uma análise sua. Pensa: O que eu poderia saber que iria melhorar? O que eu preciso fazer aqui que eu ainda não sei? 3 - Diversidade de fornecedor: Eu sei que você tem um fornecedor que já trabalha a muito tempo e te atende bem. Eu sei que tem também algumas frentes que, considerar o mesmo fornecedor diminui os riscos. Mas que tal começar a olhar para outros? Que tal dar chances de desenvolver novas parcerias? E desenvolvendo novas, você não precisa eliminar as antigas. Isso vai elevar a qualidade da sua concorrência e do seu negócio. Confia em mim. 4 - Strategic Sourcing: Mas esse aqui só será mais efetivo se você estiver disposto a aplicar o tópico 3. Um é uma estratégia de mudança de pensamento. Esse é uma estratégia de negócio. Com essa estratégia é possível identificar e qualificar os fornecedores tendo uma avaliação técnica e comercial, além de fazer uma análise mais completa do custo total da operação e não apenas do valor que está ali na proposta.
Texto escrito por Jean Durval | 03/10/2022 (originalmente publicado no Linkedin)
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