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Se apresente, conte um pouco de sua carreira

Eu me chamo Leonardo Ketmaier, sou engenheiro, italiano e trabalho no Grupo TIM há cerca de 20 anos na Itália e há pouco mais de 2 anos estou trabalhando no Brasil. Comecei minha carreira na área comercial da Diretoria Wholesale aonde permaneci por aproximadamente 15 anos, depois tive a oportunidade de atuar na Diretoria de Tecnologia, e logo após fui selecionado para ser Assistente do Presidente Executivo do Grupo TIM, posteriormente tive a oportunidade de atuar na Diretoria de Compras, onde estou desde 2018. O Grupo TIM, sem dúvidas, oferece muitas oportunidades para sua carreira, podendo inclusive atuar nas diversas empresas do Grupo, tanto na Itália como no exterior, e acredito que aproveitar essas possibilidades é uma oportunidade ímpar para o seu desenvolvimento, tanto profissional, quanto pessoal.

 

Fale um pouco sobre seu papel na TIM

No final de 2019 foi-me oferecida a oportunidade de me mudar para o Rio de Janeiro e assumir a posição de Diretor de Compras da TIM Brasil. A empresa tem cerca de 10 mil funcionários e é entre as melhores no mercado de telefonia móvel no Brasil. Aceitei este desafio, que implicava em mudanças radicais em minha vida pessoal e profissional, confiante de que no final de minha jornada terei adquirido uma experiência significativa que enriquecerá minha formação e experiência de vida.

 

Fale um pouco sobre a área de Supply Chain da TIM

A Diretoria de Compras da TIM Brasil emprega cerca de 70 pessoas e está organizada por categorias de produtos de bens e serviços a serem adquiridos: a área de Compras Tecnológicas, a área de Compras Comerciais e finalmente a área de Compras Corporativas. Cada uma dessas áreas tem suas próprias características em termos de requisitos de Compra, dinâmica de negociação com os Fornecedores e tipos de contrato. Entretanto, as pessoas que trabalham em cada uma dessas três áreas têm em comum o objetivo de adquirir os produtos/serviços de melhor qualidade nas melhores condições de mercado e de estimular seus clientes internos a inovar, introduzindo as melhores soluções disponíveis e as melhores práticas.

 

Quais dificuldades de abastecimento hoje em dia, incluso falta de componentes/chips, alta de energia e combustível, escassez de recursos naturais?

As principais dificuldades que encontramos hoje em nossos processos de compra estão ligadas a variáveis exógenas como o aumento do preço das matérias primas e atrasos nas entregas devido à shortage de certos produtos básicos. Dentre os componentes impactados, posso citar a shortage de chipsets para Notebooks, Devices e produtos óticos para a rede de fibra óptica, mas também temos vivido o aumento dos custos de silício para Sim Cards e de energia, razão pela qual decidimos investir na construção de usinas fotovoltaicas para tornar este fornecimento mais sustentável. Alem disso, existem variáveis endógenas ligadas à necessidade de melhorar ou repensar os processos internos para se adaptar às necessidades em mudança. Por exemplo, eu gostaria que criássemos processos de compra diferenciados em termos de SLAs, tipos de Contratos e processos decisórios de acordo com os produtos e serviços que temos que comprar. Não é funcional trabalhar com processos e procedimentos que não sabem como distinguir a importância para nosso negócio.

 

Quais alavancas e estratégias para o futuro?

As principais alavancas e estratégias para o futuro incluem uma forte aceleração na direção da digitalização dos processos de Compra, que já estamos incentivando. Maior investimento no desenvolvimento das competências de nossos colaboradores e uso de inteligência artificial, Big Data e análises em nosso trabalho nos permitirão ter um desempenho mais eficaz, rápido e eficiente. Neste sentido, também temos muito cuidado em investir em treinamento, criando um ambiente adequado para incorporar as mudanças introduzidas pelas novas tecnologias e sistemas de apoio. Como já mencionado, também precisamos investir no redesenho de nossos processos de Compra para que eles se adaptem melhor às diferentes e novas necessidades de Compra. Nossos compradores terão que trabalhar mais em estratégias e métodos inovadores de Compra - penso, por exemplo, em leilões on-line ou formas de Bundle - e menos em áreas operacionais ^time-consuming^, que requerem muito tempo e recursos. Outra alavanca fundamental será a consolidação do número de Fornecedores: desde simples Fornecedores, às vezes ocasionais, até verdadeiros Parceiros capazes de assumir riscos comerciais em conjunto com a TIM em benefício do negócio.

 

​Qual rumo do mercado de telefonia e como Procurement pode ajudar?

O mercado de telefonia está em um estado de grande fermentação e transformação graças ao desenvolvimento da tecnologia. Estou pensando na 5G, a uso de Cloud, aos soluções FWA para fixo e móvel, e na combinação cada vez mais convergente de conteúdo e banda ultra larga. A aquisição é fundamental como viabilizadora de negócios e como um motor de inovação. Em 2020, escolhemos parceiros com os quais construiremos a primeira empresa de telecomunicações da America do Sul baseada nas Cloud e a mais estendida cobertura com a rede satélite do Brasil. Em breve lançaremos a concorrência para a rede de acesso com a qual garantiremos o melhor 5G do Brasil!

 

Dicas para os compradores e profissionais de supply chain

A idade média dos meus funcionários é pouco mais de 30 anos, e muitos deles são talentos, ou seja, são pessoas dinâmicas, bem preparadas, que são procuradas no mercado porque são jovens e capazes de abraçar a mudança. A fim de acompanhar os tempos, aconselho-os a serem sempre curiosos, a não parar em sua própria zona de conforto, mas a explorar novas áreas e a acolher desafios como momentos de crescimento e treinamento. Identificar quem são as pessoas que se destacam na empresa e buscar replicar suas atitudes positivas em favor do negócio.

 

Recados e dicas finais

Gostaria que a Diretoria de Compras fosse cada vez mais visto como atraente, um elemento chave para alcançar resultados da empresa em termos de otimização de custos e capacitação comercial. Neste sentido, para um jovem profissional, trabalhar em Compras é um campo de treinamento fundamental para aprender sobre a empresa e conhecer as melhores práticas do mercado. Nosso desejo é transformar cada vez mais a Diretoria de Compras em um lugar onde as pessoas queiram trabalhar e contribuir para o crescimento da empresa! Aproveito para agradecer à minha noiva que tanto me apoia e me da todo o suporte em toda a minha trajetória.

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